A Prefeitura de Guarujá anunciou nesta semana dois movimentos importantes na gestão pública: a troca de comando na Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon) e a realização da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, que reuniu quase 200 participantes.
Na área da segurança, o prefeito Farid Madi realizou um realinhamento estratégico com a nomeação dos coronéis da reserva da Polícia Militar, Renato Fincatti e Marco Aurélio Pinho, como secretário titular e adjunto da Sedecon, respectivamente. Eles substituem Marco Antonio do Couto Perez, que retorna à sua função de Delegado de Polícia, e Sérgio Zagarino, que assume a diretoria de Eventos e Apoio ao Turismo. A medida visa garantir a continuidade da Operação Ocupação e manter os resultados positivos na redução da criminalidade.
Segundo o prefeito, a escolha dos novos gestores reforça a integração com as forças estaduais de segurança e a condução técnica das ações. “O Fincatti e o Pinho são pessoas de minha confiança e manterão a excelente parceria com as polícias Civil, Militar e o Governo do Estado”, afirmou Farid.
Já no setor de assistência social, a 15ª Conferência Municipal aprovou 48 propostas — dez delas consideradas prioritárias — que vão nortear os planos municipais e decenais do setor. O evento destacou a importância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da escuta ativa da população, com ampla participação da sociedade civil.
A conferência também reforçou o protagonismo da pasta, que está sob gestão do vice-prefeito Toninho Salgado. As ações demonstram o compromisso da administração com o planejamento participativo e a presença ativa do cidadão, em meio às comemorações dos 91 anos de Guarujá.


