Justiça absolve PMs por morte durante Operação Escudo em Guarujá, mesmo após indícios de execução

Data:

A Justiça de Guarujá absolveu dois policiais militares acusados da morte de um homem durante a Operação Escudo, realizada na Baixada Santista. A decisão de primeira instância reconheceu a legítima defesa dos agentes, apesar de o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) ter apontado indícios de execução, incluindo um disparo no rosto da vítima já morta, conhecido como “tiro de confere”.

Os PMs denunciados foram o tenente Júlio Cézar dos Santos e o cabo Maykon Willian da Silva. Eles foram responsabilizados pela morte de Wellington Gomes da Silva, ocorrida em 29 de agosto de 2023, no bairro Sítio Cachoeira. Segundo o boletim de ocorrência, Wellington estaria armado com uma metralhadora e teria atirado contra os policiais, que realizavam uma incursão na comunidade.

O suspeito teria fugido e se escondido em um barraco, onde os policiais afirmaram que ele apontou a arma novamente. Nesse momento, segundo os relatos, o cabo Maykon efetuou três disparos. No entanto, laudo do Instituto Médico Legal revelou quatro perfurações: dois tiros no peito, um no antebraço e um na região da boca, este último considerado o disparo de conferência pelo MP.

A Defensoria Pública e o Ministério Público argumentaram que o último tiro ocorreu após a morte da vítima, o que caracterizaria execução. Já o juiz Edmilson Rosa dos Santos, da 3ª Vara Criminal de Guarujá, considerou que os elementos apresentados não comprovaram que Wellington já estava morto no momento do último disparo e absolveu os réus com base na excludente de ilicitude por legítima defesa.

A morte aconteceu durante a Operação Escudo, que foi deflagrada após o assassinato do policial militar da Rota, Patrick Bastos Reis, em 28 de julho de 2023. Ao longo de 40 dias, a operação resultou em 958 prisões e 28 mortes em supostos confrontos com a polícia. O caso segue gerando debates sobre a conduta das forças de segurança e o uso da força durante operações nas comunidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...