Morro do Abrigo em São Sebastião é escolhido para receber tecnologia japonesa de contenção de deslizamentos.

Data:

São Sebastião foi selecionada para receber o Projeto Sabo, uma tecnologia japonesa de contenção de fluxos de detritos desenvolvida em parceria Brasil-Japão. O bairro Morro do Abrigo, na região central, foi escolhido como área piloto para implementação da estrutura de proteção contra movimentos gravitacionais de massa.

Na terça-feira (22), uma comitiva formada por engenheiros japoneses, técnicos do IPT e representantes da Defesa Civil Estadual e Nacional visitou o local para realizar medições iniciais do projeto executivo. O município integra um seleto grupo de quatro cidades brasileiras contempladas com a tecnologia, ao lado de Caraguatatuba, Blumenau e Petrópolis.

As barragens Sabo consistem em estruturas projetadas para conter deslizamentos e proteger comunidades vulneráveis. Posicionadas estrategicamente em áreas de risco, têm como principais funções disciplinar o fluxo de detritos, reduzir a energia dos escorregamentos, capturar sedimentos e estabilizar o terreno. A iniciativa integra as estratégias brasileiras de adaptação às mudanças climáticas, reforçando a proteção de vidas em regiões suscetíveis a desastres naturais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...