Pescador captura primeiro tubarão laranja documentado na Costa Rica

Data:

Tubarão-enfermeiro de 2 metros tem coloração causada por xantismo. Caso foi registrado cientificamente em revista especializada

Um pescador capturou o primeiro tubarão laranja cientificamente documentado nas águas da Costa Rica. Garvin Watson fisgou o tubarão-enfermeiro de 2 metros próximo ao Parque Nacional Tortuguero em agosto de 2024.

“Foi incr­ível. Não podíamos acreditar no que tínhamos à nossa frente, um tubarão laranja que parecia um alienígena”, relatou Watson, proprietário do hotel Parismina Domus Dei. Ele compartilhou fotos da captura nas redes sociais do estabelecimento.

Pesquisadores explicaram que a coloração laranja brilhante é causada por xantismo, condição que produz pigmentação amarela ou dourada na pele, escamas ou pelos dos animais. Os cientistas Marioxis Macías-Cuyare, Gilberto Rafael Borges Guzmán e Daniel Arauz-Naranjo publicaram estudo na revista Marine Biodiversity.

O caso representa “o primeiro caso cientificamente documentado de xantismo total na espécie e o primeiro registro do Mar do Caribe”. Os olhos brancos do animal indicam também forma de albinismo, envolvendo ausência completa de pigmento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça-feira

A Petrobras anunciou a redução de 5,2% no preço...

Lula pede à Fifa Mundial de Clubes no Brasil em 2029

O Brasil formalizou à Fifa o pedido para sediar...

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...