A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizou mais uma edição do Programa Gira Mundos na última terça-feira (3). Desta vez, 15 visitantes foram levados ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) para conferir a exposição “A Ecologia de Monet”, que vem batendo recorde de visitação na capital.
A mostra do renomado pintor impressionista francês aborda a relação de Claude Monet com as transformações ambientais e encantou o grupo. A atriz, bailarina e capoeirista Juliana Lima, participante da excursão, destacou a importância do tema:
“A exposição foi maravilhosa, uma mistura de emoções ao apreciar cada obra e suas sensibilidades. Além de proporcionar conhecimento, trouxe respeito e consciência ecológica”.
Para Jurandir Pereira, coordenador do Gira Mundos, a visita foi uma experiência única:
“É a primeira vez que as obras de um artista tão renomado estão expostas na América Latina. Foi uma oportunidade muito proveitosa”.
Sobre o programa
O Programa Gira Mundos, iniciativa da Secult, oferece acesso a eventos culturais, espaços artísticos e patrimônios históricos para artistas, produtores, estudantes e gestores culturais. Por meio de visitas, oficinas e atividades mensais – como espetáculos, exposições e festivais –, o programa promove formação prática, aprimoramento de projetos e incentivo à produção cultural local.
O secretário de Cultura ressaltou a importância da iniciativa para a valorização da arte e da cultura na cidade:
“O Gira Mundos conecta a produção artística de Guarujá ao que há de melhor no Brasil, democratizando o acesso e fortalecendo a identidade cultural do município”.


