STF deve decidir em 30 dias sobre vínculo de emprego entre motoristas e aplicativos

Data:

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, anunciou nesta quinta-feira (2) que a Corte deve retomar em até 30 dias o julgamento que discute a validade do vínculo empregatício entre motoristas e empresas de aplicativos.

A definição foi comunicada na abertura da sessão da tarde, após novas sustentações orais das defesas das plataformas e de entidades que defendem o reconhecimento do vínculo. Em seguida, o julgamento foi suspenso.

“Os ministros deste tribunal entenderam por bem, até para examinar tudo que já foi aportado nas sustentações, um intervalo entre esta data e a retomada do julgamento de aproximadamente 30 dias”, disse Fachin.

O que está em análise

O STF analisa duas ações relatadas pelos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, originadas de recursos da Rappi e da Uber contra decisões da Justiça do Trabalho que reconheceram o vínculo empregatício com motoristas e entregadores.

Durante a sessão de quarta-feira (1º), o Rappi sustentou ser apenas uma plataforma digital que conecta vendedores e compradores de serviços. Já a Uber argumentou que realiza “intermediação tecnológica”, cabendo aos motoristas a responsabilidade pelas corridas. Segundo a empresa, o reconhecimento do vínculo poderia reduzir os ganhos dos trabalhadores.

Por outro lado, a Associação dos Trabalhadores por Aplicativo Motociclistas do Distrito Federal e Entorno (Atam-DF) afirmou que a modalidade é precarizada e não pode criar uma “casta” de trabalhadores sem direitos.

Manifestação da AGU

O advogado-geral da União, Jorge Messias, defendeu durante o julgamento que os trabalhadores por aplicativo devem ter direitos básicos assegurados.

Impacto nacional

A decisão do Supremo terá repercussão direta em cerca de 10 mil processos que estão suspensos em todo o país, aguardando o posicionamento da Corte sobre o tema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Fantástico revela erros básicos em prova de Medicina e acende alerta sobre formação médica no Brasil

Uma reportagem exibida no Fantástico, neste domingo (25), trouxe...

Arbitragem volta a prejudicar, mas Corinthians supera erros e vence o Velo Clube fora de casa

Mesmo diante de mais uma atuação questionável da arbitragem,...

Mergulhadores localizam quase 150 kg de cocaína escondidos no casco de navio no Porto de Santos

Uma operação integrada de segurança resultou na apreensão de...

Sem ajuda da arbitragem, Santos empata com o Bragantino em jogo morno

Desta vez, sem interferência da arbitragem, o Santos Futebol...