O Hospital Municipal de Cubatão (HMC) implantou sessões semanais de musicoterapia voltadas aos pacientes internados na ala psiquiátrica. Os encontros, realizados às quartas-feiras à tarde, têm participação voluntária e já registram adesão de cerca de 75% dos pacientes, segundo o coordenador médico de psiquiatria, Dr. Vítor Martinez.
A iniciativa integra o programa de comunicação humanizada e não violenta desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Comissão de Humanização do HMC. Além dos pacientes, colaboradores do hospital também são convidados a participar, fortalecendo a interação e o clima de acolhimento.
A musicoterapia tem se mostrado eficaz no tratamento de ansiedade, estresse e transtornos mentais, estimulando a expressão emocional e melhorando o humor e a socialização. Para o secretário de Saúde, Márcio Oliveira, a prática “é uma ponte para a cura, promovendo harmonia e bem-estar”. Administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), o HMC reforça, assim, seu compromisso com a humanização e a saúde mental integral.


