Identificação de substância proibida em bebidas com dispositivo portátil

Data:

Um projeto atualmente em andamento foca na validação laboratorial e no refinamento do design de um método de detecção de compostos para garantir a qualidade e segurança no consumo de líquidos. Liderado por Bruno Campos Janegitz, do Laboratório de Sensores, Nanomedicina e Materiais Nanoestruturados (LSNano) da UFSCar, o estudo destaca a importância da detecção de NaNO2 em bebidas, principalmente em vinhos, para assegurar o controle de qualidade, visto que o uso desse composto não é legalizado no Brasil e em muitos países.

O processo envolve a marcação das amostras com laser, transformando-as em grafeno, uma forma altamente condutora de carbono, essencial para a detecção do nitrito. Posteriormente, é aplicado um spray à prova d’água e uma camada de esmalte de unhas sobre a cortiça, a fim de evitar a penetração de líquidos que poderiam comprometer a eficácia do sensor. Após a secagem em forno a 40 °C, as amostras estão prontas para serem testadas.

Os testes realizados com água, suco de laranja e vinho diluídos em um eletrólito simulando a presença de nitrito demonstraram que o sensor desenvolvido apresenta alta sensibilidade, estabilidade e capacidade de detectar o composto em concentrações relevantes para a segurança alimentar e ambiental.

Financiado pela FAPESP, o projeto está em andamento e busca aprimorar o design para viabilizar sua aplicação prática. O estudo completo pode ser acessado no artigo intitulado “Cork-based electrochemical sensors obtained by laser-induced graphene: A green alternative for sodium nitrite detection in beverage samples”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...