A partir desta segunda-feira (3 de novembro), entra em operação o Programa Reforma Casa Brasil, iniciativa do Governo Federal que promete facilitar o acesso ao crédito para melhorias habitacionais em áreas urbanas. Com R$ 40 bilhões disponíveis, o programa é voltado para pessoas físicas e oferece juros baixos e prazos estendidos de pagamento.
A nova linha de financiamento é coordenada pelo Ministério das Cidades, em parceria com o Ministério da Fazenda, e operada pela Caixa Econômica Federal. Os financiamentos variam de R$ 5 mil até 50% do valor do imóvel, com juros a partir de 1,17% ao mês e parcelamento em até 180 meses, conforme a faixa de renda familiar.
Os recursos podem ser usados para compra de materiais de construção, pagamento de mão de obra e serviços técnicos, como pintura, ampliação de cômodos, instalação de energia solar e reparos estruturais.
Segundo o ministro das Cidades, Jader Filho, o programa deve impulsionar a economia, gerar empregos e melhorar as condições de moradia de milhares de famílias. “A reforma chega para dar dignidade e conforto aos lares brasileiros”, destacou.
As adesões podem ser feitas de forma digital, pelo site ou aplicativo da Caixa.


