A Prefeitura de Cubatão inaugurou, nesta quinta-feira (30), o protótipo das Casas Flutuantes, projeto inédito no Brasil voltado à moradia de interesse social. As unidades estão instaladas no Parque Linear do Jardim Casqueiro, na Avenida Beira-Mar, e servirão de modelo para as futuras construções na Vila dos Pescadores, comunidade com cerca de 9 mil habitantes.
As casas, com 54 m² cada, foram erguidas em aço naval e possuem sistema de tratamento de esgoto, ligação de água e energia e design sustentável e ecológico. Ao todo, o projeto prevê 80 unidades habitacionais, além de um restaurante, centro de meio ambiente e outros equipamentos públicos.
Durante a inauguração, o prefeito César Nascimento destacou o caráter inovador da iniciativa. “Transformamos em realidade um sonho que muitos consideravam impossível. Cubatão está na vanguarda de projetos habitacionais no país”, afirmou.
Idealizado pela arquiteta Karla Roncete, o projeto nasceu de uma sugestão de moradora e contou com o empenho da vice-prefeita e secretária de Habitação, Andrea Castro, e apoio de diversas secretarias e empresas parceiras.
A cerimônia contou com apresentações culturais, presença de autoridades e moradores da Vila dos Pescadores.
Foto: Thiago Cunha


