Leite de barata: o superalimento que pode salvar o mundo?

Data:

Pesquisadores indianos descobriram que o “leite” de uma espécie específica de barata é uma potência nutricional, superando o leite de vaca em calorias e proteínas.

Pode parecer estranho, mas o leite de barata está emergindo como um potencial superalimento. Pesquisadores na Índia identificaram que os cristais de proteína produzidos pela barata Diploptera punctata — a única espécie que gera filhotes como mamíferos — são extraordinariamente nutritivos. Este “leite” é usado para alimentar seus embriões e é considerado uma das substâncias mais calóricas e ricas em nutrientes do planeta.

A descoberta, feita pelo Instituto de Biologia Regenerativa e de Células Tronco, revela que essa secreção leitosa é mais de três vezes mais calórica que o leite de búfala e contém um perfil completo de aminoácidos essenciais. Essa densidade nutricional o torna um candidato promissor para suplementos alimentares no futuro, especialmente para combater a desnutrição em um mundo com uma população crescente.

Embora a ideia de “ordenhar” baratas seja inviável e o consumo direto pareça pouco atraente, os cientistas já sequenciaram os genes responsáveis pela produção desses cristais de proteína. O próximo passo é usar a biotecnologia para produzi-los em laboratório, abrindo caminho para um suplemento altamente eficiente e sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...