A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), inicia na próxima segunda-feira (1º/12) a campanha Dezembro Vermelho, mês dedicado à prevenção e ao enfrentamento ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A ação conta com apoio do Centro Municipal de Infectologia (Cemin) e da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS).
Durante todo o mês, as Unidades de Saúde da Família (USFs) oferecerão testes rápidos no modelo porta aberta, permitindo que qualquer pessoa realize, sob demanda espontânea, exames para HIV e demais ISTs. Também haverá coleta de exames e encaminhamento para consultas com médico infectologista quando o teste rápido ou a sorologia apresentarem alteração.
Instituída pela Lei Federal 13.504/2017, a campanha Dezembro Vermelho mobiliza a administração pública e a sociedade civil em ações de prevenção e conscientização. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou, na última década, queda de 25,5% na mortalidade por Aids.
A secretária de Saúde, Laysa Pires, destaca a importância da mobilização.
“É uma das campanhas mais relevantes do calendário nacional. No último mês do ano, reforçamos a importância da prevenção e do cuidado, além do trabalho contínuo realizado diariamente em nossas unidades de saúde”, afirmou.
Como parte das ações de abertura, uma equipe do Cemin de São Sebastião participa nesta segunda-feira (1º/12) do Fórum Estadual de HIV/Aids, que neste ano discute o tema ‘Compromisso com a eliminação da Aids como problema de saúde até 2030’.
A coordenadora do Cemin, a farmacêutica Elaine Neves, destaca que o encontro contribui para melhorar o atendimento no município.
“É uma oportunidade de atualização e troca de experiências. Assim, conseguimos acompanhar novas tendências de tratamento e aplicar esse conhecimento no cuidado diário aos pacientes”, afirmou.


