Caraguatatuba será reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo por avanços na modernização dos serviços voltados ao empreendedorismo. O município receberá, no próximo dia 2 de julho, os selos Ouro e Inovação do Prêmio Facilita SP, iniciativa que destaca cidades que simplificam processos de abertura, licenciamento e regularização de empresas.
O reconhecimento é resultado das ações implementadas pela administração municipal para reduzir a burocracia e tornar mais ágil a formalização de negócios. Com a adesão ao Programa Facilita SP, procedimentos como consulta de viabilidade e emissão da inscrição municipal passaram a ser realizados de forma automatizada por meio da integração com os sistemas estaduais da REDESIM e Via Rápida Empresa. A mudança trouxe mais rapidez, segurança e praticidade para empreendedores interessados em abrir ou regularizar atividades econômicas na cidade.
Além da digitalização dos processos, o município regulamentou mecanismos que fortalecem a liberdade econômica e a integração entre órgãos responsáveis pelo licenciamento empresarial. Também foi disponibilizado um fluxograma detalhado que orienta empresários, contadores e profissionais técnicos sobre todas as etapas necessárias para a formalização de empresas, ampliando a transparência e facilitando o acesso às informações.
A premiação reforça o compromisso de Caraguatatuba com a melhoria do ambiente de negócios e com a atração de investimentos. A expectativa é que as medidas adotadas contribuam para estimular o empreendedorismo, gerar empregos e fortalecer o desenvolvimento econômico local por meio de processos mais eficientes e acessíveis.


