O ensino médio da rede pública brasileira apresentou uma melhora expressiva nos indicadores educacionais nos últimos três anos, com redução histórica nos índices de reprovação, abandono escolar e atraso na trajetória dos estudantes. Dados divulgados nesta sexta-feira (26) mostram que, entre 2022 e 2025, a reprovação caiu 62%, enquanto a evasão escolar recuou 61%, reforçando um cenário de avanço na permanência dos alunos nas escolas.
As informações fazem parte do levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação. O estudo também apontou aumento de 11% na taxa de aprovação dos estudantes da rede pública no mesmo período, além de uma redução de 28% na chamada distorção idade-série, indicador que mede o atraso escolar. Outro dado relevante foi o crescimento de 46% nas inscrições de alunos de escolas públicas no Exame Nacional do Ensino Médio, refletindo maior continuidade nos estudos e ampliação do acesso ao ensino superior.
Entre os fatores apontados para essa evolução estão programas educacionais implementados pelo governo federal, como o Pé-de-Meia, incentivo financeiro voltado à permanência escolar, além da ampliação do ensino em tempo integral, expansão da conectividade nas escolas públicas e fortalecimento de políticas voltadas à aprendizagem. Os indicadores reforçam uma tendência de melhora gradual na educação básica e apontam maior permanência dos jovens dentro do sistema público de ensino em todo o país.


