Após a confirmação de novos casos de sarampo em São Paulo, o Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (26) uma estratégia emergencial para ampliar a proteção infantil e conter o risco de disseminação da doença. A medida prevê a aplicação da chamada “dose zero” da vacina tríplice viral em crianças entre 6 e 11 meses de idade na capital paulista e em Guarulhos, cidades consideradas áreas de maior circulação e vulnerabilidade ao avanço do vírus.
A recomendação ocorre após o registro de três casos confirmados em crianças menores de dois anos na Zona Norte da capital. Segundo as autoridades sanitárias, os casos têm relação com contaminação importada, ou seja, associada ao contato com pessoas vindas do exterior, sem comprometer o status do Brasil como país livre da circulação endêmica da doença. Cerca de 100 mil doses extras da vacina serão encaminhadas para reforçar a imunização nas duas cidades, enquanto equipes de saúde intensificam ações de monitoramento, rastreamento de contatos e bloqueio vacinal em áreas consideradas de risco.
O alerta também se estende a viajantes brasileiros, principalmente por conta do aumento global dos casos em países como Estados Unidos, Canadá e México, que sediarão a próxima Copa do Mundo. O governo reforça que a vacinação gratuita segue disponível pelo SUS em todo o país e continua sendo a principal barreira para impedir novos surtos e manter o Brasil protegido contra o sarampo.


