MPRJ realiza perícia independente sobre mortes na Penha

Data:

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Subprocuradoria-Geral de Direitos Humanos e Proteção à Vítima (SUBDH), acompanhou, nesta quinta-feira (30), as perícias no Instituto Médico-Legal (IML) Afrânio Peixoto, na zona portuária do Rio, após as mortes registradas durante a Operação Contenção, realizada na última terça-feira (28) nos complexos da Penha e do Alemão, que resultou em 121 vítimas fatais.

A equipe técnico-pericial do MPRJ conduziu uma perícia independente, em cumprimento às determinações da Corte Interamericana de Direitos Humanos e do Supremo Tribunal Federal, no âmbito da ADPF 635 (ADPF das Favelas). O trabalho envolveu oito profissionais, sob acompanhamento direto de um promotor de Justiça.

O Núcleo de Apoio às Vítimas (NAV) prestou acolhimento e informações aos familiares, enquanto o Programa de Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas (PLID) colaborou na identificação das vítimas.

A Coordenadoria de Direitos Humanos também manteve diálogo com entidades civis e órgãos públicos, garantindo transparência, independência técnica e respeito aos direitos das vítimas e de seus familiares durante todo o processo de perícia e liberação dos corpos.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...