A cidade de Santos deu mais um passo no fortalecimento da segurança pública ao aderir ao Programa Município Mais Seguro, iniciativa do Governo Federal voltada ao aprimoramento das guardas municipais em todo o país. Com a adesão, o município foi contemplado com uma doação superior a R$ 1,1 milhão em equipamentos destinados à Guarda Civil Municipal (GCM).
Entre os materiais que serão enviados estão 254 dispositivos de incapacitação neuromuscular, conhecidos como tasers, 510 sprays de pimenta, além de mais de 2,5 mil cartuchos operacionais, baterias, kits de manutenção, coldres, maletas e acessórios voltados ao uso adequado dos equipamentos não letais. A expectativa é que todo o material esteja disponível para utilização até novembro, ampliando a estrutura operacional da corporação.
A iniciativa integra uma estratégia nacional coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e reúne três frentes principais: ações de policiamento comunitário, atendimento psicológico para profissionais da segurança e programas de qualificação técnica para o uso da força. Em Santos, a adesão complementa uma série de investimentos já realizados pela administração municipal, como a contratação contínua de novos agentes, reforço no patrulhamento preventivo e ampliação da tecnologia de monitoramento urbano.
Atualmente, a cidade conta com quase 3,5 mil câmeras integradas ao Centro de Controle Operacional, sistema que auxilia na vigilância de escolas, unidades de saúde, vias públicas e pontos estratégicos, reforçando o trabalho preventivo e contribuindo para a redução dos índices de criminalidade no município.


