UFABC cria composto promissor contra o Alzheimer

Data:

Substância testada em ratos reduziu placas beta-amiloides e melhorou a memória; pesquisadores buscam parceria para iniciar testes clínicos.

Pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC) desenvolveram um composto químico inédito com potencial para o tratamento da doença de Alzheimer. A substância, criada com apoio da FAPESP, demonstrou resultados positivos em testes com ratos, reduzindo perda de memória, inflamação cerebral e acúmulo de placas beta-amiloides, típicas da doença.

O diferencial do composto está na capacidade de se ligar ao cobre presente em excesso nessas placas, promovendo sua degradação e restaurando o equilíbrio químico do cérebro. A molécula também se mostrou segura e não tóxica, além de conseguir atravessar a barreira hematoencefálica, chegando às regiões afetadas, como o hipocampo.

O estudo, publicado na revista ACS Chemical Neuroscience, foi coordenado pela professora Giselle Cerchiaro e resultou em pedido de patente. A equipe agora busca parcerias com empresas farmacêuticas para dar início aos ensaios clínicos em humanos. Segundo os pesquisadores, o composto é simples, eficaz e de baixo custo, podendo representar um grande avanço no tratamento do Alzheimer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...