USP treina IA para diagnóstico precoce de câncer bucal

Data:

Pesquisa da USP em Bauru desenvolve software que usa inteligência artificial para ajudar dentistas e médicos a identificar o câncer de boca mais cedo.

Pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) estão desenvolvendo uma inteligência artificial capaz de auxiliar no diagnóstico precoce do câncer bucal. O estudo, conduzido pelo doutorando Mattheus Siscotto Tobias sob orientação do professor Paulo Sergio da Silva Santos, pretende criar um aplicativo para celular que permita a médicos e dentistas fotografar lesões na boca e obter uma análise automática que indique se há sinais de malignidade.

A tecnologia foi treinada com um banco de mais de 6 mil imagens de lesões malignas e benignas, atingindo acurácia de 80% nos primeiros testes. Agora, a equipe confronta os resultados da IA com a avaliação de 50 especialistas em câncer bucal de todo o Brasil.

O projeto, em parceria com a Unesp, deve ser concluído em 2026 e promete revolucionar a triagem na atenção básica, tornando o diagnóstico mais rápido e acessível. Os pesquisadores reforçam que a ferramenta não substitui profissionais, mas atua como apoio à decisão clínica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...