Primeira planta de combustível renovável do país será na Refinaria Presidente Bernardes. Obras devem começar em 2026
A Petrobras vai construir em Cubatão sua primeira planta de combustível renovável no país, prevendo geração de três mil empregos. A unidade será instalada na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) com capacidade para processar cerca de 950 mil toneladas anuais de matérias-primas como óleo vegetal e gordura animal.
A planta produzirá bioquerosene de aviação (BioQAV), usado em aeronaves, e diesel renovável para veículos pesados como caminhões e ônibus.
“A oferta de novos produtos ao mercado será um marco no desenvolvimento sustentável a que estamos nos propondo”, declarou Renata Baruzzi, diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras.
Os contratos para as obras devem ser assinados no segundo semestre de 2026, com início previsto no mesmo ano. A data exata e previsão de inscrições para vagas não foram informadas.
A construção foi dividida em cinco pacotes de contratação. O primeiro, para obra da unidade de pré-tratamento onde serão removidas impurezas da matéria-prima, já está com licitação aberta.
O projeto prevê instalação de tanques para armazenamento de derivados e matérias-primas como óleo de soja e sebo bovino provenientes das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
“A implantação reforça nosso posicionamento na liderança da transição energética justa e compromisso com desenvolvimento sustentável do Brasil”, afirmou William França, diretor de Processos Industriais.
O projeto atende compromissos das companhias aéreas com programa da OACI que, a partir de 2027, exigirá compensação e redução de emissões de CO₂ em voos internacionais.


