Toninho Colucci destacou preservação da história local com mais de 30 engenhos antigos. Museu funcionará no Parque Fazenda Engenho D’Água
O prefeito Toninho Colucci (PL) anunciou no Dia Nacional da Cachaça a criação do Museu da Cachaça em Ilhabela. A iniciativa visa preservar a história local de produção que já contou com mais de 30 engenhos, mantendo hoje apenas o Engenho da Cachoeira da Toca em atividade.
“O Museu da Cachaça será um presente para nossa história e futuro. Queremos resgatar essa memória importante, transformando-a em atrativo cultural e turístico que gerará conhecimento e desenvolvimento”, declarou Colucci.
O museu funcionará no Parque Fazenda Engenho D’Água, fundada no final do século XVIII ou início do XIX. A propriedade foi adquirida pela Prefeitura em 2015 e transformada em espaço cultural, preservando aqueduto, represa, alambique e tonéis históricos.
A produção de cachaça marcou dois séculos da economia ilhabelense. No século XIX, 16 engenhos dedicavam-se exclusivamente à aguardente, chegando a ultrapassar 800 mil litros no século XX. Em 1950, 13 engenhos ainda funcionavam com rodas d’água.
A iniciativa reforça o legado cultural caiçara e posiciona Ilhabela como referência na preservação da tradição cachaçeira, atraindo moradores, visitantes e pesquisadores interessados nesta herança histórica.


