Prefeito de Ilhabela anuncia criação do Museu da Cachaça no Dia Nacional da bebida

Data:

Toninho Colucci destacou preservação da história local com mais de 30 engenhos antigos. Museu funcionará no Parque Fazenda Engenho D’Água

O prefeito Toninho Colucci (PL) anunciou no Dia Nacional da Cachaça a criação do Museu da Cachaça em Ilhabela. A iniciativa visa preservar a história local de produção que já contou com mais de 30 engenhos, mantendo hoje apenas o Engenho da Cachoeira da Toca em atividade.

“O Museu da Cachaça será um presente para nossa história e futuro. Queremos resgatar essa memória importante, transformando-a em atrativo cultural e turístico que gerará conhecimento e desenvolvimento”, declarou Colucci.

O museu funcionará no Parque Fazenda Engenho D’Água, fundada no final do século XVIII ou início do XIX. A propriedade foi adquirida pela Prefeitura em 2015 e transformada em espaço cultural, preservando aqueduto, represa, alambique e tonéis históricos.

A produção de cachaça marcou dois séculos da economia ilhabelense. No século XIX, 16 engenhos dedicavam-se exclusivamente à aguardente, chegando a ultrapassar 800 mil litros no século XX. Em 1950, 13 engenhos ainda funcionavam com rodas d’água.

A iniciativa reforça o legado cultural caiçara e posiciona Ilhabela como referência na preservação da tradição cachaçeira, atraindo moradores, visitantes e pesquisadores interessados nesta herança histórica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Caneta autoaplicável para Alzheimer leva tratamento para casa e muda a rotina dos pacientes

O tratamento do Alzheimer deu um passo importante rumo...

Especialistas defendem regras mais duras para celulares entre crianças e adolescentes

A discussão sobre crianças e telas está deixando de...

Nova ferramenta mede risco de infarto em até 30 anos e aposta em prevenção mais cedo

Uma nova calculadora de risco cardiovascular tenta mudar a...