IA flagra 90 infrações por dia em rodovias do interior de SP

Data:

Sistema detecta motoristas sem cinto e usando celular com câmeras inteligentes. Multas variam de R$ 195 a R$ 293 conforme gravidade

Um sistema de câmeras com inteligência artificial começou a identificar motoristas que dirigem sem cinto de segurança ou usando celular em rodovias do interior de São Paulo. A tecnologia funciona há pouco mais de um mês e registra média de 90 flagrantes diários.

As câmeras capturam imagens continuamente, analisando automaticamente comportamentos irregulares. O material é verificado por policiais militares rodoviários em tempo real antes da aplicação de multas. As penalidades variam de infrações graves a gravíssimas, rendendo 5 a 7 pontos na CNH e multas de R$ 195,23 a R$ 293,47.

Segundo a Arteris Via Paulista, responsável pela tecnologia, as imagens não identificam rostos, apenas comportamentos irregulares. “As imagens registram condutas, não indivíduos”, explicou o tenente-coronel Luiz Eduardo Ulian Junqueira.

Dados da Abramet mostram que uso de celular ao volante aumenta em 400% o risco de acidentes, sendo terceira maior causa de mortes no trânsito brasileiro. Cerca de 154 pessoas morrem diariamente em ocorrências relacionadas ao celular.

Levantamento da concessionária revela que 14% dos motoristas circulam sem cinto. No banco traseiro, 36% dos passageiros não usam o equipamento de segurança obrigatório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Caneta autoaplicável para Alzheimer leva tratamento para casa e muda a rotina dos pacientes

O tratamento do Alzheimer deu um passo importante rumo...

Especialistas defendem regras mais duras para celulares entre crianças e adolescentes

A discussão sobre crianças e telas está deixando de...

Nova ferramenta mede risco de infarto em até 30 anos e aposta em prevenção mais cedo

Uma nova calculadora de risco cardiovascular tenta mudar a...