O Governo Federal inicia uma nova estratégia para endurecer o combate ao roubo e furto de celulares no Brasil com o lançamento da nova fase do programa Celular Seguro, apresentado nesta terça-feira (23) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo Ministério da Justiça.
A principal novidade da iniciativa é a criação do Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR), sistema que reunirá, em uma base de dados unificada, informações sobre aparelhos roubados, furtados ou extraviados em todo o país. A proposta busca mudar a forma como o combate a esse tipo de crime vinha sendo realizado até agora. Antes, a responsabilidade recaía principalmente sobre a vítima, que precisava registrar a ocorrência e utilizar ferramentas digitais para bloquear o aparelho e proteger dados pessoais. Com a nova etapa, o foco passa a atingir diretamente o mercado ilegal responsável pela revenda desses dispositivos.
A estratégia pretende enfraquecer economicamente a cadeia criminosa que sustenta esse tipo de delito, dificultando a compra, venda e utilização de aparelhos com origem irregular. Coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o programa busca ampliar o enfrentamento aos crimes patrimoniais envolvendo dispositivos móveis e tornar o comércio de celulares roubados cada vez mais arriscado e menos vantajoso financeiramente em todo o território nacional.


