A Prefeitura de São Paulo ampliou o escopo do programa Smart Sampa e passou a incorporar uma nova ferramenta voltada ao combate de furtos e roubos de veículos. A principal novidade é um aplicativo que permitirá ao cidadão denunciar suspeitas de veículos roubados, furtados ou com placas adulteradas a partir do envio de uma foto da placa.
Pelo modelo apresentado, a imagem será encaminhada ao poder público para checagem. Se houver confirmação de irregularidade, a Guarda Civil Metropolitana poderá ser acionada e atuar em conjunto com a Polícia Militar para a abordagem e eventual apreensão do veículo.
A expansão do sistema também inclui o uso de um helicóptero equipado com câmera capaz de fazer leitura de placas e reconhecimento facial a longa distância, além de contar com visão térmica e infravermelha para operações noturnas. O equipamento também pode ser utilizado em ações ligadas à identificação de incêndios florestais e áreas de desmatamento.
A nova etapa do Smart Sampa reforça a aposta da gestão paulistana em tecnologia de monitoramento como ferramenta de segurança urbana, ampliando a participação da população nas ações de vigilância e resposta.


