Navios JS Kashima e JS Shimakaze celebram 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão. Programação inclui eventos culturais e esportivos
A Esquadra de Treinamento da Força Marítima de Autodefesa do Japão visitará o Porto de Santos no domingo, com chegada prevista para as 8h15. Os navios JS Kashima e JS Shimakaze integram as comemorações dos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão.
A chegada será marcada por salva de 21 tiros de canhão entre as embarcações japonesas e o Navio-Patrulha Maracanã, da Marinha brasileira, nas proximidades da Ilha das Palmas. A partir de segunda-feira, o público poderá visitar gratuitamente o JS Kashima no Cais da Marinha, das 14h às 16h.
A programação inclui cerimônia oficial de recepção no domingo às 10h, deposição de flores no Monumento do Marquês de Tamandaré no Embaré às 14h30, e mutirão de limpeza no Emissário Submarino na segunda-feira. Um campeonato quadrangular de futebol reunirá equipes da Marinha do Brasil, Exército, FAB e Marinha Japonesa no Estádio Ulrico Mursa.
A esquadra permanece em Santos até 28 de agosto, com programação estendida à capital paulista incluindo concerto gratuito no Museu do Ipiranga e intercâmbios esportivos de judô e kendô nos dias 26 e 27.


