Programa ProteSom é pioneiro na região e atende pessoas com TEA. Dispositivos são distribuídos gratuitamente em seis pontos fixos da cidade
Santos atingiu marca de mil abafadores de ruído “ProteSom” entregues a crianças, adultos e idosos com hipersensibilidade auditiva, característica comum em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O programa pioneiro na região iniciou em dezembro de 2024.
A iniciativa visa promover bem-estar em ambientes com ruídos intensos, facilitando participação em atividades diárias e eventos públicos como Réveillon, Carnaval e Primavera Criativa (25 a 28 de setembro).
Distribuídos gratuitamente, os abafadores reduzem impacto sonoro sem comprometer comunicação, permitindo participação mais ativa na vida social. Além de seis pontos fixos, os acessórios são entregues em escolas municipais, Apae e Clínica-Escola do Autista.
Os dispositivos seguem padrões da ABNT e são distribuídos pela Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher).
Cristiane Zamari, coordenadora da Codep, explica que a campanha começou para garantir inclusão nas festas de Réveillon. “O retorno foi tão positivo que a Prefeitura compreendeu a importância de tornar essa ação permanente”.
Para receber os abafadores, é necessário apresentar Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Deficiência ou CIPTEA, documento de identificação e comprovante de residência.
Locais de retirada: Casa da Cidadania (Centro), Casa da Mulher (Vila Mathias), Estação da Cidadania (Campo Grande), Conselho Tutelar Noroeste (Santa Maria), Prefeitura Regional dos Morros e Área Continental.


